A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, A TECNOLOGIA ASSISTIVA E A INCLUSÃO: MATERIAL DIDÁTICO COM RECURSOS DE COR, CONTRASTE E FONTES PARA ESTUDANTES COM VISÃO SUBNORMAL

Autores

  • Carlos Vinicius Maluly Especialização, UFPR; Mestrado EAESP-FGV; Graduação,UEPG

Resumo

DISTANCE EDUCATION, ASSISTIVE TECHNOLOGY AND INCLUSION: TEACHING MATERIAL WITH COLOR, CONTRAST AND FONTS RESOURCES FOR STUDENTS WITH SUBNORMAL VIEW

O presente resumo expandido tem por objetivo pesquisar os conceitos da Educação à Distância (EaD) sob a perspectiva da Educação Inclusiva no contexto das possibilidades da Tecnologia Assistiva (TA) com enfoque na dimensão do usuário, para propor tratamentos, providencias e técnicas para atender às necessidades específicas com a proposta da análise dos materiais didáticos na EaD, no sentido da concepção de materiais, com design, cor, contraste e fontes adequados ou adaptados para a autonomia dos estudantes com visão subnormal (VSN) ou baixa visão. Desse modo, os estudantes com VSN precisam de condições especiais no tocante ao acesso aos ambientes virtuais nas instituições nos ambientes de EaD. A metodologia utilizada é uma revisão da literatura concentrando-se em artigos científicos e livros com relevância para a temática e objetivo da pesquisa. A pesquisa bibliográfica analisa produções científicas na área da Educação Inclusiva e da TA. A proposta da pesquisa documental concentra-se nas legislações através de fontes primárias em documentos nos arquivos digitais do Diário Oficial da União e do Ministério da Educação, para a compreensão no Decreto nº. 5.296, Decreto nº. 5.626, Decreto nº. 7.611, Lei nº. 13.146, além da discussão sobre os desdobramentos e alcances da proposta de do “art. 75” complementado a suas diretrizes, os objetivos ao definir os eixos específicos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva com o Decreto nº. 10.645.

Palavras-chave: educação à distância, educação inclusiva, tecnologia assistiva, visão subnormal, baixa visão.

Biografia do Autor

Carlos Vinicius Maluly, Especialização, UFPR; Mestrado EAESP-FGV; Graduação,UEPG

Mestre em Administração (EAESP/FGV-SP); Pedagogo (UEPG); Especialista em Economia de Empresas, (EAESP/FGV-SP); Educação Profissional (IFPR); Engenharia Industrial 4.0, (UFPR); Extensão Universitária University of California Berkeley e Columbia University, EUA; Professor Ensino Superior, Conteudista e Professor Tutor EaD; Experiência Professor Setor de Tecnologia UFPR; Experiência Coordenador de Professores Mediadores Assessor Pedagógico IFPR; Experiência professor tutor Curso de Pós-graduação em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Tutor Especialização Coordenação Pedagógica, UFPR; Experiência Professor Orientador de Monografia Gestão Pública habilitação em Logística (IFPR); Finalista do 8º. Prêmio Nacional Ozires Silva de Empreendedorismo 2014; Professor Pesquisador Nível I e II IFPR, Profuncionário IFPR; Professor SEED Paraná; Atuação na Indústria Automobilística; Autor dos livros Gestão Empreendedora; Logística Reversa e Responsabilidade Socioambiental; Sistemas de Canais de Distribuição Logística; Membro do BNI - Banco Nacional de Itens - Inep; Membro do Banco de Avaliadores MEC; Fundador de instituto social para trabalhos comunitários.

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Publicado

13-01-2022