A METODOLOGIA ATIVA COMO POSSIBILIDADE NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO PRISIONAL

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a metodologia ativa como possibilidade da prática educativa no contexto prisional. Aborda a Educação em Direitos Humanos como conteúdo na proposta curricular na Educação de Jovens e Adultos num ambiente de privação de liberdade e discute possibilidades para prática docente. Para tanto, foi utilizada a pesquisa documental e bibliográfica com propósito de discutir a aprendizagem nestes espaços. Diante deste estudo, identificou-se a necessidade de problematização sobre a Educação em  Direitos Humanos nos ambientes de prisão, construindo com os alunos a visão de coletividade e com o professor o compromisso com as questões sociais, características da educação popular e do contexto prisional.

Biografia do Autor

Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional (2001), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Centro Oeste, UNICENTRO (2003), Mestre em Educação (2015), Doutora em  Educação  e Pós doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisadora do Grupo GEPÊPrivação da Universidade de São Paulo e participa dos Grupos História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR  e  Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil da Universidade do Centro Oeste. Foi  Coordenadora Pedagógica da Penitenciária Industrial de Guarapuava e do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, assumindo também as funções de Vice direção e Conselheira Disciplinar desta última instituição prisional. Foi colaboradora dos Cadernos do Departamento Penitenciário do Paraná, especificamente nas Práticas de Tratamento Penal nas Unidades Prisionais do Paraná. Foi  Coordenadora Geral do Pólo Regional de Guarapuava do Estado do Paraná do Comitê de Educação em Direitos Humanos  e, atualmente, é integrante do Comitê do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro. É coordenadora pedagógica do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos, Nova Visão instalada no Complexo Penitenciário de Guarapuava Pr, além de atuar como Docente Colaboradora da Unicentro no Departamento de Pedagogia e no curso de Especialização em Intervenção Sociocultural em Contextos Escolares e Não escolares e Libras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1980) e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação - Universidade de Santiago de Compostela (1998), revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Pós Doutorado em Educação -Universidade de Santiago de Compostela (2011). Coordena o Programa da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é Professora Associada C da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) na UEPG, na linha de História e Políticas Educacionais, com as disciplinas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação, Política e Sociedade, Educação Permanente e Espaços Educativos na sociedade brasileira, Teorias e Educação, Seminários de Tese. Coordenadora do Mestrado Profissional em Rede - Educação Inclusiva. Coordena a linha de Pesquisa intitulada Políticas Públicas e Educação permanente de Jovens, Adultos e idosos, É bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq. Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia na modalidade da Educação a Distância (UAB/UEPG) Membro da Latin American Research Network on Ageing (LARNA) of the Oxford Institute of Ageing at the University of Oxford. Membro da Rede Iberoamericana de Programas Universitários para Adultos Maiores (RIPUAM). Membro Presidente da Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade (ABRUNATI). Membro do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Município de Ponta Grossa. Prêmio de Extensão Universitária (2013) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Moção de Aplauso recebida da Câmara dos Vereadores do Município de Ponta Grossa pelos serviços prestados a sociedade pontagrossense para os idosos (2015). Título de Cidadã do Município de Ponta Grossa (2016), oferecido pela Câmara de Vereadores. Menção Honrosa (2016) pelos 25 anos da Universidade Aberta para a Terceira Idade, recebida da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Tem livros e capítulos de livros publicados versando sobre o tema educação permanente, envelhecimento, velhice, educação de jovens e adultos e políticas públicas. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: educação permanente, educação de jovens e adultos, terceira idade, gerontologia, políticas públicas, universidade aberta, educação inclusiva, sociologia, fundamentos da educação e metodologia da pesquisa.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Importância do ser professor: inclusão de novas metodologias para a melhoria da qualidade de ensino. In: TANAKA, Elisa Emi; KANASHIRO, Milena; YAMAUCHI, Lucy Megumi; MOURA, Jeani Delgado Paschoal; LIMA, Ângela Maria de Sousa; PASINI, Amarildo; FLAIBAN, Karina Keller Marques da Costa; GUARIENTE, Maria Helena Danta de Menezes. (Orgs) Experiências inovadoras de metodologias ativas. [livro eletrônico] PASEM/MERCOSUL Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017.

BRASIL, Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional – Levantamento Nacional de Informações Penitenciária (INFOPEN) – junho 2017. Brasília, 2017.

BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Lex: Coleção de Leis do Brasil, Brasília, v. 5, p. 68, set, 3.trim. 1984.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2018.

CARBONARI, Paulo Cesar. Educação popular em Direitos Humanos: aproximações e comentários ao PNEDH. In: SILVA, Ainda Maria Monteiro; TAVARES, Celma. (orgs) Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010.

CNMP. Conselho Nacional do Ministério Público. A visão do Ministério Público sobre o sistema prisional brasileiro - Brasília : CNMP, 2016.

CUNHA, Gilza Iale Camelo da; CUNHA, Jhose Iale Camelo da; MONTE, Washington Sales do. JESUS, Silvia Manoela Santos de. Metodologias Ativas no Processo de Ensino Aprendizagem: Proposta Metodológica para Disciplina Gestão de Pessoas. In: SILVA, Andreza Regina Lopes da; BIEGING, Patricia; BUSARELLO, Raul Inácio. (orgs.) Metodologia ativa na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.

DIESEL, Aline Diesel; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema. v. 14, n. 1, 2017. pp. 268-288.

FLOWERS, Nancy. How to define Human Rights Education? In: GEORGI, Viola; SEBERICH, Michael. (Eds.). International Perspectives in Human Rights Education. Alemanha: Bertelsmann Foundation Publishers, 2004.

HORTA, Maria Del Mar Rubio. Educar m Direitos Humnos: compromisso com a vida. . In: CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (orgs) Educar em direitos humanos: construir democracia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Entre chaves, portões e grades: qual o currículo para as escolas nas prisões. In: JULIÃO, Elionaldo, Fernandes. RODRIGUES, Fabiana. (org) Reflexões Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos nas prisões. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação. Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Plano Estadual de Educação nas prisões. Curitiba: 2012.

PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação. Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Plano Estadual de Educação nas prisões. Curitiba: 2012.

RODRIGUES, Vanessa Elisabete Raue. A Educação nas penitenciárias: as relações entre a estrutura física e a prática pedagógica nas unidades penais do Paraná. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2018.

SACAVINO, Susana. Educação em direitos humanos e democracia. In: CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (orgs) Educar em direitos humanos: construir democracia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SILVA, Roberto. MOREIRA, Fábio; OLIVEIRA, Carolina Bessa Ferreira de. Ciências, Trabalho e Educação no sistema penitenciário brasileiro. Caderno Cedes. Campinas, v.36, n.98, p.9-24, jan-abr, 2016

SILVA, Roberto. (org) Didática no Cárcere II: entender a natureza para entender o ser humano e seu mundo. São Paulo: Giostri Editora, 2018.

SOUZA, Marcelo Gustavo Andrade. Direito à educação: entre anúncios, denúncias e violações. In: CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (orgs) Educar em direitos humanos: construir democracia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Downloads

Publicado

12-05-2020