METODOLOGIAS ATIVAS E A PEDAGOGIA: O PROBLEM-BASED LEARNING NA PRÁTICA CURRICULAR

Autores

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, onde fizemos uma breve reflexão sobre o uso de metodologias ativas para o processo de ensino-aprendizagem, especificamente no ensino superior. Para tanto, selecionamos o PBL (Problem-Based Learning) e suscitamos a possibilidade de aplicação nos cursos de Pedagogia, para a abordagem do Currículo. Esperamos, dessa forma, contribuir com alternativas para pensarmos em propostas inovadoras para o ensino superior presencial.

Biografia do Autor

Flávio Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Professor Assistente no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá

Referências

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Reflexões sobre currículo: as relações entre senso comum, saber popular e saber escolar. Em Aberto, v. 12, n. 58, 2008.

ALMEIDA, E.G.; BATISTA, N. A. Desempenho Docente no Contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica. 192 – 201; 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n2/06.pdf. Acesso em: 08 mai. 2019.

CATANI, A.M.; OLIVEIRA, J.F.; DOURADO, L.F. Política Educacional, Mudanças no Mundo do Trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação & Sociedade. Campinas: Cedes, ano XXII, nº 75, p. 67-82, ago. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v22n75/22n75a06.pdf Acesso em: 02 de mai. de 2019.

CYRINO. EG, Toralhes-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino- aprendizado por descoberta na área de saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad Saúde Pública. 2004, p.20

GEMIGNANI, Elizabeth Yu Me Yut. Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Fronteiras da Educação, v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: http://pactoensinomedio-pe.fronteirasdaeducacao.org/index.php/fronteiras/article/view/14/22 Acesso em: 30 de abr. de 2019.

GESSER, Veronica; RANGHETTI, Diva Spezia. O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo. Revista e-curriculum, v. 7, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/6775/4902 Acesso em: 29 de abri. de 2019.

GONÇALVES, Maiara. Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa. Elos Educacional. 2018. Disponível em: https://www.eloseducacional.com/educacao/metodologias-ativas-para-uma-aprendizagem-significativa/. Acesso em: 08 maio 2019.

PAIVA, M.R.F.; PARENTE, J.R.F.; BRANDÃO, I.R; QUEIROZ, A.H.B. Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral - V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. – 2016. Disponível em: file:///C:/Users/usuario/Downloads/1049-2481-1-SM.pdf. Acesso em: 08 mai. 2018.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Paulo: EdUFSCar, 2008.

RIBEIRO, L. R. C. (2010). Aprendizagem Baseada em Problemas – Uma Experiência no Ensino Superior. São Carlos: Edufscar.

Downloads

Publicado

12-05-2020