REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS COLETIVAS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Abstract
Esta pesquisa reflete sobre como o trabalho em grupo relacionado as metodologias ativas e ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser úteis no processo educativo de forma a proporcionar aos estudantes uma formação de qualidade, utilizando a metodologia que privilegia o trabalho em equipe, ainda que estes não possam se dedicar aos estudos de forma integral. O procedimento metodológico é uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Salientamos que o trabalho em grupo exige cooperação, isso significa participação efetiva de todos os membros para que a aprendizagem ocorra. As metodologias ativas caracterizam-se pela interação em grupo que também podem ser complementadas com o uso das TIC.
References
FERNANDES, Tassiana. SALVAGO, Blanca Martin. Aprimoramento do processo ensino-aprendizagem na EaD: uma perspectiva dos estudos em educomunicação. IN: Anais do XXII CIAED, Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Águas de Lindóia, SP, 2016. p. 1-8.
FREIRE, Madalena. Educador. 4º ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
RIBEIRO, Luis R. de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino superior. São Carlos: EDUFSCar, 2010.
SWEET, Michael; MICHAELSEN, Larry K. Critical Thinking and Engagement. In: SWEET, Michael; MICHAELSEN, Larry K. Team-Based Learning in the Social Sciences and Humanities. Sterling, Virginia: Stylus, 2012.