Avaliação do risco toxicológico através da modelagem dinâmica da exposição aos compostos BTEX
Palavras-chave:
Risco toxicológico, BTEX, Hydrus 1D, Areia silicosa.Resumo
A mensuração do risco toxicológico é um método científco que utiliza processos empíricos, experimentais e modelagens computacionais para aferição dos efeitos adversos de determinadas substâncias à saúde humana. Estes efeitos podem ser de natureza carcinogênica e não carcinogênica. Os compostos BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos), presentes no diesel e gasolina, possuem extrema relevância ambiental devido ao impacto toxicológico que podem provocar. Na decorrência de derramamentos ou vazamentos acidentais de combustíveis, esses compostos entram em contato com o solo e/ou água, movendo-se rapidamente até atingir as zonas de exposição humana, que por defnição sintética se dão pelo contato com o solo, água e ar. Os métodos utilizados para aferição dos níveis de risco em cada via de exposição são usualmente estáticos quanto ao tempo e níveis de concentração. A metodologia aplicada neste trabalho é uma adaptação do modelo ACBR da CETESB, juntamente com metodologias de modelagem ambiental e computacional da U.S. EPA. O resultado apresentado produziu uma metodologia dinâmica de análise do risco toxicológico, quanto aos níveis de concentração e tempo de exposição, inserindo parâmetros de ajustes que evidenciam as elevações temporais do risco potencial para cada composto BTEX.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.