Para além do discurso ambientalista: percepções, práticas e perspectivas da agricultura agroecológica<p>In addition to the environmental discourse: perceptions, practices and perspectives of the agroecological agriculture
Palavras-chave:
meio ambiente, práticas agrícolas, produção, sustentabilidade.Resumo
Com base em extensa investigação na literatura, o presente trabalho discute o processo de transição da agricultura ao modelo agroecológico, abordando conceitos como agricultura convencional, produção, sustentabilidade e agricultura ecológica. A abordagem agroecológica propõe mudanças profundas nos sistemas e nas formas de produção. Na base dessa mudança, está a filosofia de se produzir de acordo com as leis e as dinâmicas que regem os ecossistemas, ou seja, uma produção com e não contra a natureza. Propõe, portanto, novas formas de apropriação dos recursos naturais que deve se materializar em estratégias e tecnologias condizentes com a filosofia-base. A finalidade deste trabalho consistiu principalmente em demonstrar que a agroecologia é capaz de proporcionar o conhecimento e a metodologia de forma precisa para desenvolver uma agricultura ambientalmente consciente, altamente produtiva e economicamente viável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.