Confinamento como ferramenta para incremento na produção e na qualidade da carne de ovinos<p>Containment as “tool” to increase in the production and quality of the meat of sheep
Palabras clave:
exigências de mercado consumidor, terminação de ovinos de corte.Resumen
Objetivou-se descrever o uso do confinamento na produção de ovinos de corte, com ênfase na produção de carne de qualidade. Nota-se a existência de um mercado consumidor exigente nos centros urbanos no que se refere à qualidade da carne, e esperam um cordeiro jovem e com bom acabamento. O sistema terminação de cordeiros em confinamento é uma alternativa viável e eficiente para produção de carne de qualidade, pois resulta em regularidade na oferta, além de padronização das carcaças com um bom acabamento e uma baixa mortalidade dos animais, em razão do maior controle sanitário e nutricional. Com o confinamento, consegue-se maximizar potencial genético dos animais devido maior controle de balanceamento dietético, que visa à diminuição da concentração da fibra em detergente neutro por meio do aumento da relação concentrado: volumoso, responsável pelo aumento da densidade energética e diminuição da repleção ruminal limitante à ingestão, e consequente performance animal. Além disso, o confinamento equilibra a dieta na estacionalidade da produção forrageira. Assim, nesse novo cenário, a ovinocultura de baixa eficiência produtiva, não tem condições de competir no mercado da carne, devendo-se buscar a intensificação da atividade, visando um ciclo produtivo mais acelerado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.