Condições ambientais das Instituições prisionais: Aplicação de um instrutivo de avaliação
Palabras clave:
Ambiente Prisional, Sistema Penitenciário, Instrutivo de Avaliação, Condições Ambientais.Resumen
Apresenta-se a análise ambiental realizada em 11 (onze) presídios do Estado do Rio de Janeiro que estavam cumprindo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ajuizado pelo Ministério Público Estadual, com assessoria do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde/CLAVES no biênio 2013/2014 e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Foi efetuada busca bibliográfica e análise das normas que regulassem a qualidade do ambiente prisional, observando-se a ausência de instrumentos analíticos similares ao pretendido. Para atender ao objetivo, construiu-se um instrutivo inédito, capaz de retratar a qualidade do ambiente prisional. Com caráter propositivo, ele foi validado no decurso da investigação e serviu como parâmetro para a indicação de medidas corretivas ajuizadas no TAC, sendo enfatizado o aspecto observacional devido aos obstáculos de ordem relacional encontrados em ambientes do tipo prisional que dificultvam a interação. O instrumento está estruturado sob a forma de componentes de fácil observação, analisados a partir de opostos semânticos do senso comum, tais como: limpo-sujo; frio-quente, claro-escuro. Com a exequibilidade do instrutivo, a pesquisa demonstrou a necessidade de se aprimorar as condições ambientais das Instituições prisionais e, dessa forma, o instrutivo pode fundamentar tais ações de forma categórica, atuando como mecanismo objetivo de observação, análise e sobretudo intervenção.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.