Dinâmicas socioeconômicas e produtivas no Rio Grande do Sul: situação das Microrregiões Campanha Meridional e Serra do Sudeste
Keywords:
Desenvolvimento rural, Desigualdades socioeconômicas, Diversidade produtiva, Pecuária.Abstract
O objetivo deste artigo é analisar as transformações socioeconômicas e produtivas que têm ocorrido nas microrregiões Campanha Meridional e Serra do Sudeste, localizadas no extremo sul do Rio Grande do Sul. Para tanto, o contexto empírico do estudo toma como referência os municípios de Bagé e Dom Pedrito localizados na microrregião Campanha Meridional, e Piratini e Pinheiro Machado, situados na microrregião Serra do Sudeste. Nos aspectos produtivos, observa-se que a pecuária de corte tem cedido espaço para outras atividades produtivas, particularmente para as lavouras agrícolas e a silvicultura. Alguns dos impactos decorrentes dessas transformações apontam para consequências como a elevação do preço da terra, redução de áreas destinadas à pecuária sobre campos naturais, pressão à modernização da atividade, supressão do bioma Pampa e perda da biodiversidade, consequências essas potencialmente capazes de gerar diferentes situações de vulnerabilidade para a atividade pecuária. Os impactos sociais da presença dessas atividades merecem ser investigados e, a longo prazo, novos estudos devem ser realizados para verifcar quais aspectos têm sido modifcados juntamente com essas novas atividades.
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.