Matemática para alunos com necessidades especiais
Palavras-chave:
Educação Matemática, excepcionais, conceitosResumo
Discute-se o processo de elaboração dos conceitos fundamentais em matemática.Os estudos foram desenvolvidos com alunos classi…cados como tendo necessidades especiais.
Neste artigo é relatada a experiência com uma aluna cega, bem como, com nove estudantes
classi…cados como retardados mentais, integrantes de uma classe especial. Os alunos estavam
em diferentes estágios de aprendizagem. O objetivo foi fazer os estudantes consolidarem
sucessivas zonas de desenvolvimento proximal. Quantidades, medidas e operações
matemáticas foram desenvolvidas através de mediações, usando-se materiais especiais. Os
resultados mostram que pessoas com necessidades especiais podem construir conceitos cientí…
cos em situações bastante elaboradas de ensino e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.