A short film (and CD-ROM) on the controversial notion of the concept of force
Palavras-chave:
ensino de Física, história da Ciência, concepções alternativas, linguagem verbo-visualResumo
O presente trabalho ´e o resultado de um projeto (SPEC/PROIN- CAPES) paraa realiza¸c˜ao de v´ıdeos (e CD-ROMs) de curta-metragem para o ensino de F´ısica no Ensino
M´edio e Superior. O v´ıdeo conta a hist´oria do conceito de for¸ca da no¸c˜ao aristot´elica de
antipresistase, `as no¸c˜oes de impetus adquirido de Philopponus, Oresme e Buridan, at´e a
no¸c˜ao dinˆamica desenvolvida por Newton. O enredo foi desenvolvido e baseado sobre as
concep¸c˜oes alternativas relacionadas `a fenomenologia da Mecˆanica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.