A short film (and CD-ROM) on the controversial notion of the concept of force

Autores

  • Marcos Cesar Danhoni Neves UEM
  • Arlindo Antonio Savi UEM
  • Sabrina Camargo UEM
  • Francielle Sato UEM
  • Gisele Strieder Philippsen UEM
  • Iris Antonio Maeda UEM
  • David Clístenes F. Lima UEM

Palavras-chave:

ensino de Física, história da Ciência, concepções alternativas, linguagem verbo-visual

Resumo

O presente trabalho ´e o resultado de um projeto (SPEC/PROIN- CAPES) para
a realiza¸c˜ao de v´ıdeos (e CD-ROMs) de curta-metragem para o ensino de F´ısica no Ensino
M´edio e Superior. O v´ıdeo conta a hist´oria do conceito de for¸ca da no¸c˜ao aristot´elica de
antipresistase, `as no¸c˜oes de impetus adquirido de Philopponus, Oresme e Buridan, at´e a
no¸c˜ao dinˆamica desenvolvida por Newton. O enredo foi desenvolvido e baseado sobre as
concep¸c˜oes alternativas relacionadas `a fenomenologia da Mecˆanica.

Biografia do Autor

Marcos Cesar Danhoni Neves, UEM

Laboratory of Visual Creation
Physics Department - State University of Maringá
87020-900. Maringá, PR - Brazil

Arlindo Antonio Savi, UEM

Visual Creation Laboratory/Tutorial Education Programa (PET)
Departamento de Física
Universidade Estadual de Maringá

Sabrina Camargo, UEM

Visual Creation Laboratory/Tutorial Education Programa (PET)
Departamento de Física
Universidade Estadual de Maringá

Francielle Sato, UEM

Visual Creation Laboratory/Tutorial Education Programa (PET)
Departamento de Física
Universidade Estadual de Maringá

Gisele Strieder Philippsen, UEM

Visual Creation Laboratory/Tutorial Education Programa (PET)
Departamento de Física
Universidade Estadual de Maringá

Iris Antonio Maeda, UEM

Visual Creation Laboratory/Tutorial Education Programa (PET)
Departamento de Física
Universidade Estadual de Maringá

David Clístenes F. Lima, UEM

Visual Creation Laboratory/Tutorial Education Programa (PET)
Departamento de Física
Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

13-01-2010

Edição

Seção

Ensino