Determinação das propriedades reológicas da polpa de framboesa amarela (Rubus Imperialis) e processamento da geleia a partir da mesma
Palavras-chave:
framboesa amarela, reologia, geléia, análResumo
A fruticultura brasileira contribui com aproximadamente 10% da produção mundial. Nos últimos anos, as pequenas frutas vêm despertando à atenção dos produtores e do mercado consumidor e dentre estas encontra-se a framboesa, resultando no aumento da sua produtividade nos últimos anos. Neste contexto, surge uma nova variedade desta fruta: a framboesa amarela, fruta suculenta de adocicado sabor, rica em carboidratos, fibras, ácido fólico e vitaminas C e E. O trabalho proposto inclui a análise do comportamento reológico da polpa extraída da framboesa amarela, além do desenvolvimento de diferentes formulações da geleia, a partir da polpa da fruta. Para a formação do gel, foram utilizadas 3 diferentes fontes de pectina: a pectina ATM sintética, a pectina extraída do maracujá, e uma mistura de pectina BTM associada com gomas. Para a definição da formulação da geleia com as características desejadas pelos consumidores foram realizados testes sensoriais de aceitação, onde os atributos avaliados foram: sabor, cor e textura. Com relação ao comportamento reológico da polpa, a mesma apresentou características de um fluido pseudoplástico, onde as partículas presentes na polpa exerceram grande influência. Com relação aos resultados da análise sensorial, observa-se maior aceitação, por parte dos provadores, pela geleia elaborada a partir da pectina extraída da casca do maracujá, com relação a todos os atributos, porém não houve diferença significativa entre as formulações convencionais, as quais apresentaram diferença significativa quando comparadas à geleia light, para os atributos cor e aparência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.