Biocontrole in vitro de Botrytis cinerea por leveduras killer visando aplicação em morangos pós-colheita
Palavras-chave:
Leveduras, Biocontrole, Fator killer, MorangoResumo
o fungo Botrytis cinerea é conhecido por causar a “podridão cinzenta” em morangos. Para evitar possíveis perdas, frutos in natura são submetidos à aplicação de fungicidas químicos, elevando o custo de produção e permitindo o surgimento de culturas fúngicas resistentes. Neste cenário o controle biológico com a utilização de leveduras antagonistas com potencial killer, constitui uma alternativa importante, visto que estas não apresentam resíduos tóxicos nos frutos tratados. Com base no pressuposto, avaliou-se o antagonismo in vitro de 24 leveduras killer positivas, isoladas de morango comercial e orgânico, contra o desenvolvimento de B. cinerea, por meio de antifungigrama em meio sólido. Das 24 leveduras killer positivas testadas, quinze apresentaram antagonismo por competição de nutrientes e apenas duas apresentaram antagonismo evidenciado por competição de nutrientes e antibiose. Os dados reforçam a possibilidade de aplicação prática de leveduras no controle de doenças em frutas pós-colheita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.