Adição de concentrado protéico de soro (CPS) em mousse de maracujá
Palavras-chave:
proteína de soro, mousse, clara de ovoResumo
O objetivo deste trabalho foi estudar a influência da adiçãao de concentrado protéico de soro (CPS) em mousse, adicionada de suco concentrado de maracujá, avaliando-se a textura e a capacidade de formação de espuma. A primeira etapa do trabalho foi determinar a composição dos componentes da mousse e a capacidade de formação do CPS. A seguir, foram elaboradas formulações de mousse tradicionais (sem adição de CPS) e formulações com diferentes concentrações de CPS (1,4; 3,0; 5,0 e 11,0%), nas versões “light” e integral, com teores de gordura de 4,0 e 8,0%, respectivamente. As texturas mais firmes foram verificadas nas formulações “light” e integral contendo 1,4% de CPS, que apresentaram textura semelhante a mousse tradicional. Verificou-se, também, que as formulações com maiores teores de gordura (8,0%) apresentaram maior firmeza. As mousses elaboradas com clara de ovo apresentaram separação de fase após 24h de estocagem refrigerada, mostrando-se mais instáveis que as elaboradas com CPS, além de possuir menor firmeza.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.