<b>Concepções de Gestantes sobre a Perda Auditiva</b>
Palavras-chave:
Gestante, Perda auditivaResumo
Objetivo: verificar a concepção das gestantes sobre a prevenção, causas e conseqüências da perda auditiva, além dos métodos de avaliação auditiva infantil. Método: o estudo foi realizado na Unidade da Saúde da Mulher e da Criança, no qual participaram 30 gestantes, com idade variando entre 18 a 30 anos. O tipo de estudo foi descritivo observacional. Foi aplicada uma entrevista com perguntas abertas e fechadas, para a obtenção de dados referentes à concepção das gestantes sobre as informações que possuem em relação à perda auditiva. Resultados: verificou-se que as gestantes não possuem conhecimento técnico sobre prevenção, causas e conseqüências da perda auditiva, nem dos métodos de avaliação auditiva infantil. Conclusão: Apesar das gestantes não possuírem estes conhecimentos, sua experiência, capacidade de observação e cuidados com bebê, proporciona algum outro tipo de conhecimento, o do senso comum. Há necessidade da inserção do fonoaudiólogo na atenção primária à saúde, com implemento de ações preventivas quanto à perda auditiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que, em caso de aceite do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Salus, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Salus da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo;
- Certifico que o artigo representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ouno eletrônico;
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
No caso de artigos com mais de seis autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo especificado:
Certifico que:
- Contribui substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
- Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
- Participei da aprovação da versão final do manuscrito.