AÇÕES EDUCATIVAS NA SAÚDE DA CRIANÇA: A EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Fonoaudiologia Educacional, Saúde Coletiva, Educação em SaúdeResumo
O artigo apresenta a experiência da atuação fonoaudiológica em uma escola de educação infantil do interior do Paraná, vinculado ao Estágio Curricular Supervisionado de Fonoaudiologia Educacional da UNICENTRO-PR. O trabalho pauta-se numa visão de saúde articulada à qualidade de vida e concebe a educação como diálogo, troca de experiência, parceria, respeito ao outro, reflexão, problematização da realidade e busca de alternativas/escolhas possíveis. A experiência valoriza a riqueza da dimensão educativa da saúde, consolidando-se como campo estratégico para a formação profissional e o desenvolvimento do modelo de atenção pautado na integralidade e na articulação teórico-prático em prevenção e promoção da saúde. No ensino, a experiência estimula uma nova sensibilidade na cultura profissional, capaz de incluir o outro e seus saberes, considerando a realidade das condições ambientais, socioeconômicas e culturais. Na escola, o trabalho desenvolvido representa a aproximação à participação dos alunos, professores e estagiários, fortalecendo o compromisso com assistência de qualidade, centrada no vínculo, na responsabilização e na partilha dos desafios à qualidade de vida e saúde do escolar.
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que, em caso de aceite do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Salus, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Salus da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo;
- Certifico que o artigo representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ouno eletrônico;
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
No caso de artigos com mais de seis autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo especificado:
Certifico que:
- Contribui substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
- Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
- Participei da aprovação da versão final do manuscrito.