GESTANTES COM HIV/AIDS: DETECÇÃO DE CASOS E FATORES SÓCIO-EDUCACIONAIS
Palabras clave:
Gestantes, HIV/AIDS, saúde pública.Resumen
Este trabalho teve como objetivo detectar casos de HIV/AIDS e analisar alguns dados sócio-educacionais em gestantes que realizaram rotina de assistência pré-natal, no período de janeiro a dezembro de 2008, no SAE (Serviço de Atendimento Especializado) em Guarapuava-PR. O estudo foi realizado através de dados de registros dos exames. Foi possível constatar que 85% eram jovens, 57% brancas, 86% possuíam ensino fundamental incompleto, 29% dos parceiros eram HIV positivos,14,28% disseram que o parceiro era desconhecido. Quando se tratou da presença ou não de AIDS 28,57% desenvolveram a doença e 71,42% ainda não apresentou sintomas e 28,57% são usuárias de drogas. Fatores sociais e educacionais podem influenciar nas chances da transmissão do HIV.
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que, em caso de aceite do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Salus, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Salus da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo;
- Certifico que o artigo representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ouno eletrônico;
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
No caso de artigos com mais de seis autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo especificado:
Certifico que:
- Contribui substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
- Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
- Participei da aprovação da versão final do manuscrito.