<b>Proposta de Triagem do Equilíbrio Corporal Aplicada a um Grupo da Terceira Idade</b>

Autores/as

  • Leslie Palma Gorski Universidade Tuiti do Paraná - UTP
  • Michelly Santos Andrade Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Juliana De Conto Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Palabras clave:

Equilíbrio Musculosquelético, Doenças vestibulares, Idosos, Triagem

Resumen

Introdução: a preocupação com o equilíbrio corporal no idoso é fundamental, pois sem o equilíbrio, atividades como manter-se em pé, andar em linha reta e movimentar a cabeça estariam comprometidas. Especialmente no idoso, qualquer alteração pode deixá-lo inseguro, com medo de cair, diminuindo suas atividades de vida diária, e, conseqüentemente sua saúde e autonomia social. Objetivo: a

presente pesquisa propôs uma triagem otoneurológica na terceira idade, a fim de identificar possíveis portadores de vestibulopatias. Método: a pesquisa foi realizada com idosos participantes do projeto Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI). Foram avaliados 11 idosos, do gênero feminino, com faixa etária entre 60 e 74 anos, selecionados de forma aleatória, com agendamento de entrevistas de acordo com a disponibilidade dos participantes. Resultado: demonstraram que a perda auditiva ocorreu em 63,6% (7 de 11) dos indivíduos avaliados e não foram encontradas alterações vestibulares significativas. Justificam-se tais achados pelo fato de que idosos que participam da UATI têm vida social ativa e praticam atividades físicas, por isso, tem menos chances de apresentarem problemas vestibulares.

Biografía del autor/a

Leslie Palma Gorski, Universidade Tuiti do Paraná - UTP

Fonoaudióloga pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO – Irati (PR),

 

Brasil; Especializanda em Audiologia Clínica: Enfoque Prático pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP – Curitiba (PR), Brasil.

Michelly Santos Andrade, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Fonoaudióloga, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco -

 

Docente do Departamento de Fonoaudiologia da UNICENTRO.

Juliana De Conto, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Fonoaudióloga, Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina, Docente do Departamento de Fonoaudiologia da UNICENTRO (Orientadora).

Publicado

20-04-2010

Número

Sección

Estudo de Caso