<b>Avaliação do Estado Nutricional de Crianças Inscritas em um Programa De Suplmentação Alimentar em uma Cidade no Estado do Paraná</b>

Autores/as

  • Daiana Novello Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Talita Sbrussi Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Daiana Aparecida Quintiliano Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palabras clave:

carências nutricionais, desnutrição, avaliação nutricional

Resumen

O estado nutricional (EN) é fundamental para identificar do risco de desnutrição devendo receber maior atenção para evitar deficiências. Esta pesquisa objetivou avaliar o EN, bem como fatores condicionantes do mesmo, de crianças inscritas no Programa de Combate às Carências Nutricionais, em Guarapuava-PR. Foram analisadas 200 crianças, os dados foram avaliados pelos gráficos do NCHS. A avaliação do EN apresentou, para ambos os sexos, desnutrição para a maioria das crianças, quanto ao índice Peso/Idade, sendo maior nas meninas. Em relação ao risco nutricional, a população masculina se sobressaiu em relação à feminina, sendo que estas últimas apresentaram-se a maioria eutróficos. Na avaliação pelo índice Estatura/Idade, as meninas mostraram-se em melhor situação nutricional, encontrando-se com estatura mais adequada em relação à idade que os meninos. A maioria, destes últimos, obtive relação Estatura/Idade abaixo da média, sendo que, apenas poucas crianças do sexo feminino estavam acima da média para este indicador. Na análise da oferta do aleitamento  materno, constatou-se que todos os avaliados com baixo peso do sexo feminino e a maioria do sexo masculino receberam leite materno por algum tempo após o nascimento, evidenciando que podem ter ocorrido outras condições que colaboraram para a desnutrição. O peso ao nascer, mostrou-se baixo na maioria das crianças, em ambos os sexos. E quando as crianças desnutridas foram avaliadas em relação ao peso do nascimento, confirmou-se que um grande número de desnutridos já nasceram com baixo peso, podendo, portanto, ser um dos fatores que favoreceram ao alto grau desnutrição da população deste estudo.

Biografía del autor/a

Daiana Novello, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professora Ms. Departamento de Nutrição da UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste- PR. Rua Camargo Varela de Sá, 03, Bairro Vila Carli, CEP - 85040 080, Guarapuava – PR, E. mail: nutridai@pop.com.br.

Talita Sbrussi, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Acadêmica do curso de Nutrição da UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava – PR

Daiana Aparecida Quintiliano, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica pela UFPR – Universidade Federal do Paraná, Curitiba– PR.

Publicado

14-04-2010

Número

Sección

Artigos Originais