<b>Transtornos Alimentares na Adolescência: Algumas Considerações Sobre a Anorexia e a Bulimia Nervosas<b>
Keywords:
Anorexia nervosa, Bulimia nervosa, AdolescênciaAbstract
A alimentação e a nutrição humanas são importantes não só nos aspectos fisiológicos, mas também no desenvolvimento psicossocial dos indivíduos. Atualmente, tem sido, cada vez mais frequente a prática de dietas e regimes alimentares entre as pessoas que estão extremamente preocupadas com a imagem corporal e com as normas de um comportamento alimentar saudável. Em busca de um padrão idealizado de corpo, alguns chegam a situações extremas, que, por vezes, culminam em transtornos alimentares nos quais o comportamento em relação à alimentação se torna seriamente comprometido. Entre os principais transtornos alimentares estão a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, quadros psiquiátricos considerados difíceis de serem clinicamente tratados e revertidos, que afetam principalmente adolescentes e adultos jovens do sexo feminino, podendo levar a grandes prejuízos biológicos e psicológicos e aumento da morbidade e da mortalidade. Considerando a relevância da discussão a respeito de anorexia nervosa e bulimia nervosa, especialmente na adolescência, período no qual o indivíduo começa a exercer com mais autonomia as suas escolhas alimentares, este trabalho apresenta algumas considerações a respeito desses transtornos alimentares. São necessárias mais investigações sobre o tema, buscando, assim, soluções que minimizem os efeitos causados pelos transtornos alimentares.
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que, em caso de aceite do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Salus, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Salus da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo;
- Certifico que o artigo representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ouno eletrônico;
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
No caso de artigos com mais de seis autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo especificado:
Certifico que:
- Contribui substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
- Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
- Participei da aprovação da versão final do manuscrito.