<b>Transtornos Alimentares na Adolescência: Algumas Considerações Sobre a Anorexia e a Bulimia Nervosas<b>

Autores

  • Mariana de Senzi Zancul UNESP-Araraquara
  • Leandro Neves Valeta UNESP-Araraquara

Palavras-chave:

Anorexia nervosa, Bulimia nervosa, Adolescência

Resumo

A alimentação e a nutrição humanas são importantes não só nos aspectos fisiológicos, mas também no desenvolvimento psicossocial dos indivíduos. Atualmente, tem sido, cada vez mais frequente a prática de dietas e regimes alimentares entre as pessoas que estão extremamente preocupadas com a imagem corporal e com as normas de um comportamento alimentar saudável. Em busca de um padrão idealizado de corpo, alguns chegam a situações extremas, que, por vezes, culminam em transtornos alimentares nos quais o comportamento em relação à alimentação se torna seriamente comprometido. Entre os principais transtornos alimentares estão a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, quadros psiquiátricos considerados difíceis de serem clinicamente tratados e revertidos, que afetam principalmente adolescentes e adultos jovens do sexo feminino, podendo levar a grandes prejuízos biológicos e psicológicos e aumento da morbidade e da mortalidade. Considerando a relevância da discussão a respeito de anorexia nervosa e bulimia nervosa, especialmente na adolescência, período no qual o indivíduo começa a exercer com mais autonomia as suas escolhas alimentares, este trabalho apresenta algumas considerações a respeito desses transtornos alimentares. São necessárias mais investigações sobre o tema, buscando, assim, soluções que minimizem os efeitos causados pelos transtornos alimentares.

Biografia do Autor

Mariana de Senzi Zancul, UNESP-Araraquara

Doutoranda do Departamento de Alimentos e Nutrição – Faculdade de Ciências Farmacêuticas – UNESP – 14801-902 – Araraquara – SP- Brasil. E-mail: marianazancul@gmail.com

Leandro Neves Valeta, UNESP-Araraquara

Mestrando do Departamento de Educação – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara UNESP– 14801- 902 – Araraquara – SP- Brasil.

Downloads

Publicado

16-06-2010

Edição

Seção

Artigos Originais