<b>Avaliação do Estado Nutricional de Crianças Inscritas em um Programa De Suplmentação Alimentar em uma Cidade no Estado do Paraná</b>

Autores

  • Daiana Novello Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Talita Sbrussi Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Daiana Aparecida Quintiliano Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

carências nutricionais, desnutrição, avaliação nutricional

Resumo

O estado nutricional (EN) é fundamental para identificar do risco de desnutrição devendo receber maior atenção para evitar deficiências. Esta pesquisa objetivou avaliar o EN, bem como fatores condicionantes do mesmo, de crianças inscritas no Programa de Combate às Carências Nutricionais, em Guarapuava-PR. Foram analisadas 200 crianças, os dados foram avaliados pelos gráficos do NCHS. A avaliação do EN apresentou, para ambos os sexos, desnutrição para a maioria das crianças, quanto ao índice Peso/Idade, sendo maior nas meninas. Em relação ao risco nutricional, a população masculina se sobressaiu em relação à feminina, sendo que estas últimas apresentaram-se a maioria eutróficos. Na avaliação pelo índice Estatura/Idade, as meninas mostraram-se em melhor situação nutricional, encontrando-se com estatura mais adequada em relação à idade que os meninos. A maioria, destes últimos, obtive relação Estatura/Idade abaixo da média, sendo que, apenas poucas crianças do sexo feminino estavam acima da média para este indicador. Na análise da oferta do aleitamento  materno, constatou-se que todos os avaliados com baixo peso do sexo feminino e a maioria do sexo masculino receberam leite materno por algum tempo após o nascimento, evidenciando que podem ter ocorrido outras condições que colaboraram para a desnutrição. O peso ao nascer, mostrou-se baixo na maioria das crianças, em ambos os sexos. E quando as crianças desnutridas foram avaliadas em relação ao peso do nascimento, confirmou-se que um grande número de desnutridos já nasceram com baixo peso, podendo, portanto, ser um dos fatores que favoreceram ao alto grau desnutrição da população deste estudo.

Biografia do Autor

Daiana Novello, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professora Ms. Departamento de Nutrição da UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste- PR. Rua Camargo Varela de Sá, 03, Bairro Vila Carli, CEP - 85040 080, Guarapuava – PR, E. mail: nutridai@pop.com.br.

Talita Sbrussi, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Acadêmica do curso de Nutrição da UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava – PR

Daiana Aparecida Quintiliano, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica pela UFPR – Universidade Federal do Paraná, Curitiba– PR.

Downloads

Publicado

14-04-2010

Edição

Seção

Artigos Originais