Diálogos entre Literatura e História: a construção discursiva no novo romance histórico

Autores

  • Carla Lavorati Unicentro
  • Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira Unicentro

Palavras-chave:

Literatura, História, romance histórico

Resumo

O estudo tem como proposta analisar as aproximações e distanciamentos entre literatura e história na narrativa do novo romance histórico. A análise seguirá pelos caminhos da crítica e da teoria literária, investigado questões que dizem respeito à natureza poética e ao discurso ficcional-histórico contemporâneo. Nesse sentido, buscamos compreender como se concretiza a representação literária dos acontecimentos históricos, bem com, o modo como essa matéria histórica é (re)inventada no romance histórico.

Biografia do Autor

Carla Lavorati, Unicentro

Graduada em Comunicação Social-Jornalismo e em Letras Português e suas Literaturas, ambas cursadas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.

Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira, Unicentro

Pós-doutora pela UFRJ. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR).

Downloads

Publicado

29-08-2010

Como Citar

Lavorati, C., & Ribas Borges Teixeira, N. C. (2010). Diálogos entre Literatura e História: a construção discursiva no novo romance histórico. Revista Interfaces, 1(1), 54–60. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/957

Edição

Seção

Iniciação Científica