CONVERGÊNCIAS TRANSESTÉTICAS E O SILÊNCIO DA ARTE. (DUCHAMP COM ONETTI)

Authors

  • Daniel de Oliveira GOMES UNICENTRO

Keywords:

Duchamp, Onetti, ready-mades

Abstract

Analiso, neste artigo, convergências transestéticas entre os chamados ready-mades, do escultor e enxadrista Marcel Duchamp, e o personagem Larsen, do uruguaio Juan Carlos Onetti. Larsen é o protagonista marginal que traz consigo o que podemos chamar de insights de desencanto, ou um projeto desesperançoso, uma persistente utopia fracassada, por ambivalente que pareça. Podemos evocar El Astillero, romance de Onetti como metáfora da estetização exorbitante dos dias atuais.

Author Biography

Daniel de Oliveira GOMES, UNICENTRO

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor adjunto na Universidade Estadual do Centro-Oeste – Paraná.

Published

29-08-2010

How to Cite

GOMES, D. de O. (2010). CONVERGÊNCIAS TRANSESTÉTICAS E O SILÊNCIO DA ARTE. (DUCHAMP COM ONETTI). Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 1(1), 45–52. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/946

Issue

Section

Artigos