PROPAGANDAS DE CERVEJA E O IMAGINÁRIO NACIONAL

Autores

  • Luciana Ferreira Dias Uem
  • Tangriane Bonissoni Cella Unicentro

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a mobilização dos sentidos de brasilidade em quatro peças publicitárias sobre o produto cerveja extraídas da revista Veja, considerando seu funcionamento discursivo. Dessa maneira, o trabalho parte da necessidade de considerar a problemática da brasilidade, analisando como a propaganda de cerveja reinterpreta os estereótipos culturais ligados à identidade nacional para produzir um texto que estabeleça uma identificação com o consumidor, de modo que a cerveja é falada, a partir do lugar da nacionalidade. Para tanto, voltaremos nosso olhar para esses lugares-comuns nacionais e para os efeitos que a propaganda produz em termos de estratégias discursivas.

 

Biografia do Autor

Luciana Ferreira Dias, Uem

Professora na área de Língua Portuguesa, lotada no DLE, da Universidade Estadual de Maringá e doutora em Lingüística Aplicada pela Unicamp

Tangriane Bonissoni Cella, Unicentro

Graduada em Letras e suas literaturas pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e professora do Ensino Fundamental no Colégio Lobo/Guarapuava

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Publicado

11-08-2010

Como Citar

Dias, L. F., & Cella, T. B. (2010). PROPAGANDAS DE CERVEJA E O IMAGINÁRIO NACIONAL. Revista Interfaces, 1(1), 114–125. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/923

Edição

Seção

Iniciação Científica