Reflexões acerca das concepções de linguagem em livros didáticos nos anos 1980 e 1990: uma perspectiva discursiva

Autores

Palavras-chave:

Concepções de linguagem, livro didático, condições de produção, Análise de Discurso.

Resumo

Tendo como fundamentação teórica a Análise de Discurso pecheutiana em articulação com a História das Ideias Linguísticas, objetivamos, neste artigo, analisar discursivamente que concepção(ções) de linguagem predomina(m) em livros didáticos da educação básica das décadas de 1980 e 1990, no Brasil. Para isso, nosso arquivo se constitui de dois livros didáticos de língua portuguesa - Novo Português através de textos - Comunicação e Expressão, de 1982; e Português através de textos, de 1990 -, ambos de 8ª série e de autoria de Magda Soares. Desses livros foram recortadas sequências discursivas da seção de (sus)tentação de cada um deles. Os resultados apontam que as concepções de linguagem que predominam em livros didáticos da educação básica das décadas de 1980 e 1990 são: no livro de 1982, a concepção de linguagem como instrumento de comunicação, calcada na Teoria da Comunicação de Roman Jakobson; e, no livro de 1990, a concepção de linguagem como forma de interação.

Biografia do Autor

Jaíne de Fátima Machado da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, Área de Concentração Estudos Linguísticos, Linha de Pesquisa Língua, Sujeito e História, pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui licenciatura em Letras Português e Literatura Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2022) e mestrado em Letras pela mesma Universidade (2024).

Taís da Silva Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do departamento de Letras Clássicas e Linguística da Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). 

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Publicado

12-09-2024

Como Citar

Machado da Silva, J. de F., & da Silva Martins, T. (2024). Reflexões acerca das concepções de linguagem em livros didáticos nos anos 1980 e 1990: uma perspectiva discursiva. Revista Interfaces, 15(2), 179–190. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7824

Edição

Seção

Artigos