“Pilotar fogão?” – uma análise discursiva entre o restart de ideias e a reprodução de sentidos

Autores

  • Marilda Aparecida Lachovski de França UFSM- Doutora

Palavras-chave:

discurso, mulher, repetição, memória.

Resumo

A partir do aporte teórico da análise de discurso, logo considerando a língua atravessada pela história, propomos no presente texto, uma reflexão sobre as formas de naturalização, na e pela repetição de que “lugar de mulher é na cozinha”, como constitutiva de discursos autoritários. Recortamos para tanto, uma peça publicitária da Chevrolet, com o modelo Tracker, na qual o enunciado “vai pilotar fogão”, faz ressoar as memórias sexistas e que relegam à mulher o espaço privado, casa e cozinha, como lugares que as significam. Logo, objetivamos a análise desses saberes como aqueles que compõem o imaginário e que, nas atuais condições de produção, reclamam outras leituras num presente que se desdobra e se ressignifica, afetando sujeitos e sentidos.

Biografia do Autor

Marilda Aparecida Lachovski de França, UFSM- Doutora

Doutora em Letras,  pela UFSM, mestre em Letras e suas Interfaces, pela UNICENTRO - , especialista em Letras (UNICENTRO), Diversidade e Educação do Campo (DOM BOSCO/ DIMENSÃO).

Downloads

Publicado

12-09-2024

Como Citar

Lachovski de França, M. A. (2024). “Pilotar fogão?” – uma análise discursiva entre o restart de ideias e a reprodução de sentidos. Revista Interfaces, 15(2), 102–111. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7815

Edição

Seção

Artigos