Além da Razão e Sensibilidade: Uma Leitura das Protagonistas de Jane Austen

Autores

Palavras-chave:

Literatura inglesa, crítica dialética, crítica feminista, Jane Austen

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo, analisar a figura das duas protagonistas do
romance Razão e Sensibilidade (1811) escrito por Jane Austen, a partir da ótica da leitura dialética como proposta por Fredric Jameson (1992) e de questões de gênero como discutidas por Sandra Gilbert e Susan Gubar (2000). Assim, ao analisarmos o perfil de ambas as personagens contemplando a narrativa como ato simbólico será discutido de que modo a questão da mulher, sob o domínio do patriarcado, é figurada por essas  personagens que, ao longo da narrativa, demonstram comportamentos extremos que vão sendo modificados no decorrer da história. O olhar crítico será lançado para além dessas “estratégias de contenção” (JAMESON, 1992), figurando uma questão social premente, porém velada, sobre as mulheres do período da Regência, em uma Inglaterra em transição econômica e social.

Biografia do Autor

Maria Luiza Ribeiro Buzian, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos.

Carla Alexandra Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Atua como Professor Associado do Departamento de Letras e Docente Permamente no Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da Univerisdade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

12-09-2024

Como Citar

Buzian, M. L. R., & Ferreira, C. A. (2024). Além da Razão e Sensibilidade: Uma Leitura das Protagonistas de Jane Austen. Revista Interfaces, 15(2), 123–133. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7759

Edição

Seção

Artigos