LEITURAS E ESCRITAS DE VIDAS NEGRAS EM A RESPOSTA: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A METAFICÇÃO

Autores

  • Késia Viviane da Mota Universidade Federal da Paraíba
  • Genilda Azêredo UFPB

Palavras-chave:

metaficção, ensino, racismo, leitura, escrita, A Resposta

Resumo

Este artigo constitui um recorte de uma pesquisa maior sobre a relevância de se introduzir, no Ensino Fundamental, o conceito de metaficção e suas estratégias de composição. Trata-se de uma pesquisa que articula literatura, ensino e reflexões pedagógicas, tendo como objeto de discussão o romance A Resposta, de Kathryn Stockett (2013), que alia o recurso da metaficção – fenômeno em que a ficção se mostra como ficção – a problemáticas ligadas, de um lado, a racismo, preconceito e opressão de mulheres negras; de outro, à possibilidade de aprendizagens relacionadas à liberdade, autonomia e competências ligadas à leitura e à escrita. Os resultados da pesquisa demonstram o potencial pedagógico da metaficção e suas políticas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, interpessoais e críticas.

Biografia do Autor

Késia Viviane da Mota, Universidade Federal da Paraíba

Késia Viviane da Mota é Doutora em Letras pelo PPGL da UFPB. Professora da  Escola David Trindade, da rede municipal de ensino de João Pessoa.

Genilda Azêredo, UFPB

Genilda Azerêdo é Professora Titular da UFPB, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras. Doutora em Letras/UFSC e Estágio Pós-doutoral/UFSC. É pesquisadora PQ2 do CNPq.

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Publicado

12-09-2024

Como Citar

Mota, K. V. da, & Azêredo, G. (2024). LEITURAS E ESCRITAS DE VIDAS NEGRAS EM A RESPOSTA: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A METAFICÇÃO. Revista Interfaces, 15(2), 55–70. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7742

Edição

Seção

Artigos