DA INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE EM/ENTRE BAKHTIN, MARCUSCHI E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

Palavras-chave:

Gênero discursivo/textual, Ensino de Língua Portuguesa, Interdiscursividade, Intertextualidade, BNCC.

Resumo

Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018, traça o conjunto de “aprendizagens essenciais” que devem ser desenvolvidas pelos estudantes da/na Educação Básica brasileira. Neste trabalho, buscamos realizar um gesto de leitura/interpretação da BNCC à luz de dois textos teóricos de autoria de Mikhail Bakhtin e Luiz Antônio Marcuschi, renomados autores do estudo de gêneros discursivos/textuais. Do primeiro, retomamos a noção de gênero do discurso, a distinção entre palavra e oração (unidades da língua) de enunciado (unidade da comunicação discursiva) e entre gêneros primários e secundários. Do segundo, discutimos as definições de gênero textual, tipo textual, domínio discursivo, suporte e intergenericidade. Por fim, realizamos um entrelaçamento dos textos teóricos e a BNCC, evidenciando as relações interdiscursivas e intertextuais produzidas. 

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

Almeida, A. (2024). DA INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE EM/ENTRE BAKHTIN, MARCUSCHI E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista Interfaces, 15(2), 44–54. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7732

Edição

Seção

Artigos