O(S) SENTIDO(S) DE APRENDIZADO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE ChatGPT

Autores

Palavras-chave:

Aprendizado, Aprendizagem, ChatGPT, Inteligência Artificial, Educação.

Resumo

Este trabalho tematiza os sentidos de aprendizado e aprendizagem diante da emergência de inteligências artificiais no contexto do ensino, a partir de recortes que relacionam esses dois significantes com o ChatGPT e suas funcionalidades pensadas como úteis para uso no contexto escolar. As análises permitiram problematizar a forma como esses sistemas automatizados passam a ser convidados para o campo da educação produzindo deslocamentos nos sentidos de aprendizado e aprendizagem do homem e da máquina; deslocamentos esses que só são possíveis na medida em que já há na educação uma automatização/mecanização do funcionamento do discurso pedagógico, que tende a aumentar na medida em que os processos de produção de conhecimento, como a pesquisa, vão sendo transformadas por essas “tecnologias facilitadoras”.

Biografia do Autor

Juliana da Silveira, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Graduada em Letras Português-Francês, Mestre em Letras e Doutora em Letras - Estudos do Texto e do Discurso, pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Lucas Alves Selhorst, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) com bolsa Capes/Prosuc.

Downloads

Publicado

26-12-2023

Como Citar

Silveira, J. da, & Selhorst, L. A. (2023). O(S) SENTIDO(S) DE APRENDIZADO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE ChatGPT. Revista Interfaces, 14(3), 258–268. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7635

Edição

Seção

Artigos