LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E A DEFESA DO “IDIOMA NACIONAL”

Authors

Keywords:

Idioma Nacional, Língua Portuguesa, Livro Didático, Anglicismos

Abstract

Tomando como fundamentação teórica a Análise de Discurso de linha francesa (AD) em articulação com a História das Ideias Linguísticas (HIL), objetivamos compreender como textos veiculados em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP) abordam a questão dos estrangeirismos na língua, mais especificamente o papel dos anglicismos. Para tanto, o arquivo deste estudo constitui-se de textos publicados em LDLP dos anos 1990 e 2000, intitulados: Encontro e reencontro em Língua Portuguesa - Reflexão & Ação, da autora Marilda Prates e Linguagem Nova, dos autores Faraco & Moura. O corpus é constituído por sequências discursivas (SDs), dos textos “Estão deletando o português”, do autor Hélio Teixeira e “Não compliquem o nosso idioma”, da autora Dad Squarisi, que apresentam  um discurso de defesa do “idioma nacional”.

Author Biographies

Taís da Silva Martins, UFSM

DLCL/PPGL/UFSM

Neosane Schlemmer, UFSM

Doutoranda PPGL/UFSM

Jaíne de Fátima Machado da Silva, UFSM

Mestranda PPGL/UFSM

Published

26-12-2023

How to Cite

Martins, T. da S., Schlemmer, N., & Machado da Silva, J. de F. (2023). LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E A DEFESA DO “IDIOMA NACIONAL”. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 14(3), 105–120. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7626

Issue

Section

Artigos