O RECURSO INTERPESSOAL MODALIDADE EM FALAS DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE PORTALEGRE DO BRASIL

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo central estudar os usos da Modalidade em falas de remanescentes quilombolas de Portalegre -RN. Como corpus foram utilizadas duas entrevistas, denominadas inquéritos, as quais foram selecionadas na obra A fala de remanescentes quilombolas de Portalegre do Brasil, publicada em 2011 e organizada por Medianeira Souza, Wellington Vieira Mendes, Carlos Magno Viana Fonseca. Para subsidiar as interpretações, empregou-se como aporte teórico a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), desenvolvida por Mikael Halliday, sendo o foco da pesquisa o recurso interpessoal Modalidade. Como aporte teórico, utilizou-se, primordialmente, Halliday e Matthiessen (2014) e Fuzer e Cabral (2014).  A Modalidade é um recurso modal que expressa atitudes, julgamentos e certezas em relação ao que está sendo comunicado. Em face às interpretações realizadas, percebe-se que a Modalidade é um recurso fecundo para o processo interativo, assim, se configura como importante na construção dos significados interpessoais, portanto, indispensável no uso da linguagem, principalmente em textos que tem por intenção registrar as vivências, crenças e identidade de um povo, como é o caso dos textos analisados.

Biografia do Autor

Ana Paula Santos de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutoranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestra em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela UNINTER. 

Downloads

Publicado

26-12-2023

Como Citar

Souza, A. P. S. de, Pereira, M. das G. de O., & Mendes, W. V. (2023). O RECURSO INTERPESSOAL MODALIDADE EM FALAS DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE PORTALEGRE DO BRASIL. Revista Interfaces, 14(3), 185–197. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7604

Edição

Seção

Artigos