A “GANGORRA” CONCEITUAL DA IDEOLOGIA: ENTRE BAKHTIN E O CÍRCULO E PAULO FREIRE E COLABORADORES

Autores

Palavras-chave:

ideologia, Bakhtin e o Círculo, Paulo Freire

Resumo

A intensa polarização política da sociedade brasileira fomenta debates acerca do conceito da ideologia. Isso se faz produtivo devido à negação da ideologia, em momentos marcantes da história brasileira recente, com a alegação da neutralidade como defesa. Com base nisso, o trabalho se propõe a uma comparação ao que se compreende por ideologia em dois campos: nos estudos de Bakhtin e o Círculo e nos estudos de Freire, em diálogo com outros colaboradores, através de seus livros cartas e livros diálogo. Dessa forma, objetivou-se compreender se as concepções de ideologia em ambos os estudos são complementares ou contraditórias. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico e analítico. Ao se propor a comparação dos pensadores por meio da metáfora da “gangorra”, observou-se que, apesar dos diferentes enfoques, há equilíbrio nas noções acerca do conceito de ideologia. 

Biografia do Autor

Marina Gonçalves, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNBICENTRO

Doutoranda em Letras. Mestra em Letras na área de concentração Interfaces entre Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UNICENTRO; Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UNICENTRO.

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Unicentro, Programa de Pós-Graduação em Letras

Doutora em Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras

Downloads

Publicado

26-12-2023

Como Citar

Gonçalves, M., & Pianaro Angelo, C. M. (2023). A “GANGORRA” CONCEITUAL DA IDEOLOGIA: ENTRE BAKHTIN E O CÍRCULO E PAULO FREIRE E COLABORADORES. Revista Interfaces, 14(3), 79–91. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7599

Edição

Seção

Artigos