CORPOS EM PERFORMANCE: VERONICA STIGGER, UMA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR

Autores

  • Fernanda Motter de Oliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Nilcéia Valdati

Palavras-chave:

Corpo, Contemporâneo, Corpo Informe, Corpo Político

Resumo

O presente artigo estuda o corpo na literatura da escritora Veronica Stigger, que ao ler a também escritora Clarice Lispector ressignifica o corpo, dando sentido a existência de Clarice no contemporâneo. Para o presente estudo, buscou-se suporte teórico nos escritos de Giorgio Agamben (2017) que ao pensar no corpo, identifica-os como instrumentos políticos os quais Stigger coloca como corpos humanos que perdem a forma, porém, não perdem a sua funcionalidade. 

Biografia do Autor

Fernanda Motter de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em 2017. Durante a graduação, pesquisou sobre fotografia, memória e visualidade urbana de Guarapuava (1930) e Laranjeiras do Sul (no período em que foi capital do Território Federal do Iguaçu, de 1933 a 1936). Mestre em Letras (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Unicentro, onde concentrou as pesquisas em Literatura Contemporânea, especificamente nos escritos de Veronica Stigger. Atualmente, é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Além disso, integra o grupo de estudos "Tempo, memória e imagem em Giorgio Agamben" e "Grupo de pesquisa CNPQ", que reúne pesquisadoras da América Latina.

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Publicado

26-12-2023

Como Citar

Motter de Oliveira, F., & Valdati, N. (2023). CORPOS EM PERFORMANCE: VERONICA STIGGER, UMA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR. Revista Interfaces, 14(3), 234–245. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7522

Edição

Seção

Artigos