A DRAMATURGIA DE GRISELDA GAMBARO E A PARTILHA DO SENSÍVEL: MULHERES EM EVIDÊNCIA
Palavras-chave:
dramaturgia, modo de/do fazer, partilha do sensível, denúncia, resistência.Resumo
O presente artigo destaca de forma breve a trajetória da dramaturga argentina Griselda Gambaro, no que se refere aos movimentos artístico-culturais do teatro contemporâneo argentino, ao tempo em que traz algumas considerações de críticos e estudiosos de literatura sobre sua obra. Tomando como exemplo as protagonistas de El nombre (1974) e de Del sol naciente (1984), evidenciamos o lugar ocupado pelas mulheres na sociedade latino-americana, quando elas são colocadas à margem desta mesma sociedade, mobilizando o entendimento de Jacques Rancière (2009) sobre o regime representativo e o regime estético das artes, tanto para voltar o olhar sobre o modo de/do fazer teatral de Gambaro como para, a partir desse modo, a instauração do político – do histórico-social e do seu procedimento de escrita- , propicia a partilha do sensível, isto é, como a dramaturgia de Griselda Gambaro afeta e é afetada pelo meio que a produz.Downloads
Publicado
26-12-2023
Como Citar
Martins, C. P., & Coito, R. de F. (2023). A DRAMATURGIA DE GRISELDA GAMBARO E A PARTILHA DO SENSÍVEL: MULHERES EM EVIDÊNCIA. Revista Interfaces, 14(3), 187–303. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7480
Edição
Seção
Artigos