A DRAMATURGIA DE GRISELDA GAMBARO E A PARTILHA DO SENSÍVEL: MULHERES EM EVIDÊNCIA

Autores

  • Cássia Peres Martins UEM/UTFPR
  • Roselene de Fátima Coito UEM

Palavras-chave:

dramaturgia, modo de/do fazer, partilha do sensível, denúncia, resistência.

Resumo

O presente artigo destaca de forma breve a trajetória da dramaturga argentina Griselda Gambaro, no que se refere aos movimentos artístico-culturais do teatro contemporâneo argentino, ao tempo em que traz algumas considerações de críticos e estudiosos de literatura sobre sua obra. Tomando como exemplo as protagonistas de El nombre (1974) e de Del sol naciente (1984), evidenciamos o lugar ocupado pelas mulheres na sociedade latino-americana, quando elas são colocadas à margem desta mesma sociedade, mobilizando o entendimento de Jacques Rancière (2009) sobre o regime representativo e o regime estético das artes, tanto para voltar o olhar sobre o modo de/do fazer teatral de Gambaro  como para, a partir desse modo, a instauração do político – do histórico-social e do seu procedimento de escrita- , propicia a partilha do sensível, isto é, como a dramaturgia de Griselda Gambaro afeta e é afetada pelo meio que a produz.

Biografia do Autor

Cássia Peres Martins, UEM/UTFPR

Doutoranda em Letras pelo PLE - Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Roselene de Fátima Coito, UEM

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

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Publicado

26-12-2023

Como Citar

Martins, C. P., & Coito, R. de F. (2023). A DRAMATURGIA DE GRISELDA GAMBARO E A PARTILHA DO SENSÍVEL: MULHERES EM EVIDÊNCIA. Revista Interfaces, 14(3), 187–303. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7480

Edição

Seção

Artigos