NO TEATRO TUDO É MENTIRA: OS ECOS DE PIRANDELLO NO TEATRO DE GARCÍA LORCA

Autores

  • Hiago Araujo Naldi UNESP - FCLAr

Palavras-chave:

Federico García Lorca, Luigi Pirandello, teatro moderno, metateatro

Resumo

Luigi Pirandello (1867-1936) é um dos nomes mais relevantes para a história do teatro. O dramaturgo foi responsável por empreender um dos projetos literários mais importantes para o começo do século XX, valendo-se, entre outros recursos inovadores, da linguagem metateatral para tratar de temas que não condiziam mais com a forma tradicional do drama renascentista. Essa tradição principiada em Seis Personagens à Procura dum Autor (1921) foi revista por diversos autores no decurso do século, entre eles figura Federico García Lorca (1898-1936). Este artigo, portanto, propõe-se a tecer breves considerações que orientem a uma sondagem dos ecos do projeto literário de Pirandello na obra do poeta espanhol. Para tanto, são necessários os apontamentos de Peter Szondi em Teoria do drama moderno (2001), texto base para estudos dessa fase do teatro.

Biografia do Autor

Hiago Araujo Naldi, UNESP - FCLAr

É mestrando em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Araraquara. É Bacharel e Licenciado em Letras Português/Espanhol pela mesma instituição de ensino. É integrante do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC), grupo registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no CNPq, pela mesma instituição de ensino. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa na área de Literatura Espanhola; Literatura e homossexualidade; Teatro moderno.

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Publicado

09-09-2023

Como Citar

Naldi, H. A. (2023). NO TEATRO TUDO É MENTIRA: OS ECOS DE PIRANDELLO NO TEATRO DE GARCÍA LORCA. Revista Interfaces, 14(2), 236–245. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7451

Edição

Seção

Artigos