Carlota Joaquina no Canal da História: teatralidade e performatividade

Autores

Palavras-chave:

Carlota Joaquina, personagem, teatralidade, performatividade, signos.

Resumo

O Canal da história é uma série educativa do Canal Futura que de forma didática e bastante descontraída busca elucidar aspectos da história do Brasil a partir do olhar contemporâneo. Com direção geral de Tom Hamburger e apresentação de dois adolescentes, Felipe Frazão e Letícia Fagnani, interpretando Neto e Clara, respectivamente, o episódio selecionado para esta pesquisa foi ao ar em 14 de novembro de 2017 e trata da história da personagem Carlota Joaquina, incorporada pela atriz Livia La Gatto, atuação a partir da qual buscamos analisar aspectos da teatralidade e da performatividade, por meio de estudos desenvolvidos por Kowzan (1978), acerca dos signos teatrais, e aspectos da personagem, sob a ótica de Prado (1968).

Biografia do Autor

Thatiane Prochner, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Thatiane Prochner é Graduada em Letras Português / Inglês, Especialista em Letras, Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade, pela UEPG, e Doutoranda em Letras – Interfaces entre Língua e Literatura, pela UNICENTRO, sob orientação do Professor Dr. Edson Santos Silva.

Edson Santos Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Edson Santos Silva é Mestre e Doutor em Literatura Portuguesa, pela USP, com Pós-Doutorado na mesma instituição. É professor associado da UNICENTRO / PR, Letras – graduação (Irati) e pós-graduação (Irati e Guarapuava).

 

Downloads

Publicado

09-09-2023

Como Citar

Prochner, T., & Silva, E. S. (2023). Carlota Joaquina no Canal da História: teatralidade e performatividade. Revista Interfaces, 14(2), 216–235. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7446

Edição

Seção

Artigos