O TEATRO DO OPRIMIDO E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Autores

Palavras-chave:

teatro do oprimido. contação de histórias. formação docente. Performance. jogos teatrais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo estreitar relações entre a arte da contação de histórias e o teatro, ao mesmo tempo que delimita esses campos diferentes do saber humano. Busca pontuar a ação pedagógica inscrita nessas duas ações que se revelam em aulas de contação de histórias para estudantes do curso de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia, no campus I – Salvador, traçando uma relação sempre estreita entre a arte da contação de histórias e a docência. Nessas aulas, os exercícios teatrais de Augusto Boal estão sempre presentes, traçando caminhos de mediar uma formação para a docência que se relacione intimamente com a democracia, a reflexão sobre ser no mundo e sobre o papel transformador que cada um de nós carrega em si.

Biografia do Autor

Rosemary Lapa de Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DOUTORA E PÓS-DOUTORA EM EDUCAÇÃO, MESTRE EM LETRAS E LINGUÍSTICA, ESPECIALISTA EM TEXTO E GRAMÁTICA E EM PSICANÁLISE, PROFESSORA DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA E O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE DA UNEB-CAMPUS I. LIDER DO GRUPO DE PESQUISA E ESTUDO EM LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS GPELCH

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Publicado

09-09-2023

Como Citar

de Oliveira, R. L. (2023). O TEATRO DO OPRIMIDO E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. Revista Interfaces, 14(2), 129–142. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7429

Edição

Seção

Artigos