ISSO É CALYPSO: JOELMA E O MICROFONE DE TRANSMISSÃO DE SIGNIFICAÇÕES E EMOÇÕES DA METÁFORA
Palavras-chave:
Linguística Cognitiva, Metáfora, Emoções, Joelma, CalypsoResumo
Ultrapassando o pensamento preconceituoso e discriminatório que diz que ritmos advindos das massas populares, como o Axé, o Carimbó e o Arrocha, não mereceriam prestígio social tal qual a Bossa Nova ou a MPB, a cantora brasileira Joelma lança, em Belém do Pará, em 1999, um ritmo que faz o Brasil ficar em estado de febre: o Calypso. Nesta proposição acadêmica que valoriza a cultura paraense, este trabalho busca averiguar se duas músicas famosas interpretadas pela artista supracitada – Eclipse Total (Álbum 10, 2007) e Cupim de Coração (EP Minhas Origens, 2019) – foram textualmente estruturadas e processadas pelas metáforas. Compreendendo a linguagem figurada como um instrumento sociocognitivo de empreendimento de sentido no discurso em uso (VEREZA, 2007), esta pesquisa reflete como ela pode ser caracterizada um verdadeiro portal de construção e transmissão de significações, emoções e corporeidades.Downloads
Publicado
09-09-2023
Como Citar
Santo, B. (2023). ISSO É CALYPSO: JOELMA E O MICROFONE DE TRANSMISSÃO DE SIGNIFICAÇÕES E EMOÇÕES DA METÁFORA. Revista Interfaces, 14(2), 101–111. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7427
Edição
Seção
Artigos