ISSO É CALYPSO: JOELMA E O MICROFONE DE TRANSMISSÃO DE SIGNIFICAÇÕES E EMOÇÕES DA METÁFORA

Autores

Palavras-chave:

Linguística Cognitiva, Metáfora, Emoções, Joelma, Calypso

Resumo

Ultrapassando o pensamento preconceituoso e discriminatório que diz que ritmos advindos das massas populares, como o Axé, o Carimbó e o Arrocha, não mereceriam prestígio social tal qual a Bossa Nova ou a MPB, a cantora brasileira Joelma lança, em Belém do Pará, em 1999, um ritmo que faz o Brasil ficar em estado de febre: o Calypso. Nesta proposição acadêmica que valoriza a cultura paraense, este trabalho busca averiguar se duas músicas famosas interpretadas pela artista supracitada – Eclipse Total (Álbum 10, 2007) e Cupim de Coração (EP Minhas Origens, 2019) – foram textualmente estruturadas e processadas pelas metáforas. Compreendendo a linguagem figurada como um instrumento sociocognitivo de empreendimento de sentido no discurso em uso (VEREZA, 2007), esta pesquisa reflete como ela pode ser caracterizada um verdadeiro portal de construção e transmissão de significações, emoções e corporeidades.

Biografia do Autor

Bruno Santo, UNICAMP/Mestrando

Mestrando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas estudando "Metáforas de morte em obras clássicas do Espiritismo Francês e Brasileiro: O Livro dos Espíritos (1857) e Nosso Lar (1943)" por uma visão sociocognitiva e interacionista da linguagem. Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2018), realizou pesquisa de Iniciação Científica com apoio do Programa Permanecer-PROAE na área de Linguística Cognitiva e Práticas Culturais (2017-2018), sob a orientação da Profa. Dra. Norma Pereira (Instituto de Letras/UFBA). Fez estágios de monitoria estudantil (voluntário e com bolsa) em disciplinas e projetos de extensão das áreas de Estudos em Língua Latina (2015) e Estudos em Língua Portuguesa (2016-2017). Integrou grupo de estudos dirigidos em Semântica Cognitiva no GESCOG/UFBA. Pela sua excelente dedicação acadêmica, obteve aprovação no Edital Participar (2016), ganhando auxílio financeiro para expor sua primeira apresentação oral em evento sobre Linguagem e Discurso na Universidade de Porto - Cidade de Porto, Portugal. Teve participação viva e ativa no Centro Acadêmico de Letras do ILUFBA, lutando pela inserção e participação de pesquisadores discentes em congressos científico-culturais ocorridos de 2016 à 2018 em universidades ao redor do Brasil. Atuou em importantes Comissões de Organização de eventos como as do VI Congresso Internacional da Metáfora na Linguagem e no Pensamento (Comissão Executiva) e XIX EREL - Encontro Regional dos Estudantes de Letras (Comissão Acadêmica). Participa do grupo de pesquisa Cinesia Joelma/UNILAB que, liderado por Mateus Laggo, busca tecer uma interlocução de perspectiva interdisciplinar para tecer reflexões acerca da contribuição do fenômeno musical, regional e artístico do ritmo Calypso para a formação da identidade cultural brasileira. Possui interesse principal em tópicos de debate em Linguística Cognitiva, Metáfora e Discurso Religioso.

Downloads

Publicado

09-09-2023

Como Citar

Santo, B. (2023). ISSO É CALYPSO: JOELMA E O MICROFONE DE TRANSMISSÃO DE SIGNIFICAÇÕES E EMOÇÕES DA METÁFORA. Revista Interfaces, 14(2), 101–111. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7427

Edição

Seção

Artigos