“EU? SOU MAIS O PRETO”: A DESCONSTRUÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS DE GÊNERO NA NARRATIVA INFANTIL CHEGA DE ROSA! (2013), DE NATHALIE HENSE

Authors

Keywords:

Literatura infantil, Desconstrução de gênero, Chega de rosa! (2013), Nathalie Hense.

Abstract

Objetivamos, neste artigo, apresentar uma leitura analítica da obra literária potencialmente endereçada ao público infantil Chega de rosa! (2013), de Nathalie Hense. De modo mais detalhado, intencionamos discursar, com base no enredo literário selecionado como corpus de investigação, sobre a desconstrução dos papéis sociais de gênero praticada pela protagonista e seus colegas, Alberto e Carlos. Para além desse propósito, pretendemos observar se a questão temática do livro de Hense (2013) é perpassada pela linguagem estilística literária (MARTINS, 2000) ou, contrariamente, pelo discurso didático-moralizante. Os resultados alcançados indicam que: 1) a literatura pode ampliar a experiência ética e estética dos sujeitos leitores; 2) o gênero não é algo rígido, estável e inato, pelo contrário, é construído socialmente, sofrendo modificações com o passar do tempo e nas diferentes sociedades (BUTLER, 2021).

Author Biography

Yuri Pereira de Amorim, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Doutorando em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Published

31-03-2023

How to Cite

Amorim, Y. P. de. (2023). “EU? SOU MAIS O PRETO”: A DESCONSTRUÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS DE GÊNERO NA NARRATIVA INFANTIL CHEGA DE ROSA! (2013), DE NATHALIE HENSE. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 13(04), 224–237. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7345

Issue

Section

Artigos