Pedreiros e desterrados: a representação do trabalho urbano e rural nas canções de Chico Buarque

Autores

  • Luciano Dias Cavalcanti UNICAMP

Palavras-chave:

Chico Buarque, MPB, Trabalho

Resumo

A proposta deste texto é refletir sobre a representação do mundo do trabalho urbano e rural na obra musical de Chico Buarque. Esse tema ocupará um lugar especial na obra do compositor, como podemos ver em “Pedro Pedreiro” e em “Construção”, em que notamos a figura do operário da construção civil, humilhado em suas precárias condições de trabalho. O trabalhador rural também terá seu espaço garantido nas composições de Chico, são exemplares as canções “Assentamento” e “Levantados do chão”, que colocam em evidência o trabalhador sem-terra em nosso país. O estudo do tema do trabalho mostra-se de grande relevância para evidenciar a postura social e o modo pelo qual o compositor elabora suas canções. Revelando-nos a ordem injusta a qual o trabalhador brasileiro é submetido.

Biografia do Autor

Luciano Dias Cavalcanti, UNICAMP

Graduado em Letras: Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Literatura Brasileira da UNESP/Araraquara. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria Literária e Literatura Comparada, atuando principalmente nos estudos de poesia e prosa brasileira moderna e contemporânea.

Downloads

Publicado

24-05-2023

Como Citar

Cavalcanti, L. D. (2023). Pedreiros e desterrados: a representação do trabalho urbano e rural nas canções de Chico Buarque. Revista Interfaces, 14(01), 52–63. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7316

Edição

Seção

Artigos