LINGUAGEM: NOTAS DE PESQUISA DESCONTÍNUAS À LUZ DA ARQUEOLOGIA FOUCAULTIANA

Autores

  • Rafael de Souza Bento Fernandes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Palavras-chave:

Arqueologia do Saber, Enunciado, Descontinuidade Histórica

Resumo

No estudo, discutimos sobre alguns aspectos da Arqueologia do Saber de Michel Foucault, no que diz respeito à linguagem. Em um primeiro momento, tratamos das críticas do filósofo à história tradicional. Em um segundo momento, apresentamos a proposta de “teoria geral da descontinuidade”, em especial os sistemas de formação que funcionam como regra para irrupção e proliferação enunciativa. Em um terceiro momento, finalizamos com uma reflexão sobre o processo ininterrupto da pesquisa de desconfiar dos próprios agrupamentos na complexa tarefa de promover análises de “séries de séries” de enunciados. Enfatizamos, ao longo do artigo, que a pesquisa arqueológica rompe com a concepção de linguagem como forma ou ação ao adotar a dispersão como princípio metodológico.

Biografia do Autor

Rafael de Souza Bento Fernandes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Doutor em Letras pela UEM, com período sanduíche (PSDE-2016) no Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (IEF-FLUC). Professor da área de Língua Portuguesa/ Linguística da UNIOESTE. E-mail: rafaelsbfernandes@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

Fernandes, R. de S. B. (2023). LINGUAGEM: NOTAS DE PESQUISA DESCONTÍNUAS À LUZ DA ARQUEOLOGIA FOUCAULTIANA. Revista Interfaces, 13(04), 161–171. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7308

Edição

Seção

Artigos