ANÁLISE DA ELEVAÇÃO DA VOGAL ÁTONA FINAL /O/ EM PRUDENTÓPOLIS E MALLET, PARANÁ

Autores

  • Lucelene Teresinha Franceschini Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Loremi Loregian-Penkal Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Elevação vocálica, Etnia eslava, Projeto VARLINFE.

Resumo

Esta pesquisa, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]), tem como objetivo investigar o processo de elevação da vogal média /o/, em posição postônica final, na fala em língua portuguesa de moradores da zona rural, descendentes de imigrantes eslavos das cidades de Prudentópolis e Mallet, Paraná. Foram analisadas 48 entrevistas sociolinguísticas estratificadas por sexo, duas faixas etárias, etnia e três níveis de escolaridade, pertencentes ao banco de dados do projeto Variação Linguística de Fala Eslava, VARLINFE. Os resultados obtidos apontam uma baixa ocorrência de elevação da vogal /o/ nas duas amostras analisadas.

Biografia do Autor

Lucelene Teresinha Franceschini, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste. E-mail: lucelenetf@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq. br/3764579218081986.

Loremi Loregian-Penkal, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste. E-mail: llpenkal@unicentro.br – Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1766652516268724.

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

Franceschini, L. T., & Loregian-Penkal, L. (2023). ANÁLISE DA ELEVAÇÃO DA VOGAL ÁTONA FINAL /O/ EM PRUDENTÓPOLIS E MALLET, PARANÁ. Revista Interfaces, 13(04), 172–186. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7302

Edição

Seção

Artigos