OS ASPECTOS DO SAGRADO EM NIKETCHE, UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA, DE PAULINA CHIZIANE

Autores

Palavras-chave:

Literatura africana, Sagrado, Paulina, Sociedade.

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é propor reflexões em torno dos aspectos do  sagrado , algo que aparece de forma marcante na obra  Niketche: uma história de poligamia da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Ao se pensar sobre as Literaturas e suas definições, parece impossível fazê-lo sem que se perpasse não só a discussão da variabilidade de conceitos a que a palavra remete como também seus vários  teóricos que procuram definí-la cada um de acordo com suas pesquisas desenvolvidas. Além disso, esses estudiosos costumam-se ater aos importantes papéis dos quais a  literatura se encarrega na construção de pensamentos e interpretação da sociedade. Por isso ao tratarmos dessas questões de definição, ficamos com o teórico Antonio Candido com o fim de não dispersarmos nossos objetivos no que tange às questões desse tipo de definição.

Biografia do Autor

Gilson Ventura, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc- Minas)

Formação acadêmica: Doutorando em Letras, área de concentração Literaturas de Língua Portuguesa, com ênfase em estudos de Literatura africana de língua portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas - BH), Bolsista Capes. Mestre em Letras também pela PUC/Minas - BH, área de concentração: Literaturas de Língua Portuguesa. Graduado e licenciado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Professor de Português/Literatura. Possui experiência como professor na Educação Básica do Estado de Minas Gerais desde 2018. 

Downloads

Publicado

24-05-2023

Como Citar

Ventura, G. (2023). OS ASPECTOS DO SAGRADO EM NIKETCHE, UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA, DE PAULINA CHIZIANE. Revista Interfaces, 14(01), 210–220. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7297

Edição

Seção

Artigos