UMA PROPOSTA DISCURSIVA PARA O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maristela Cury Sarian Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Ezilda Rosania Conceição Netto Beloni UNEMAT - MT

Palavras-chave:

Instrumentos linguísticos. Leitura. Língua Portuguesa. Escola.

Resumo

Este artigo consiste em apresentar parte de um trabalho realizado com uma turma de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do estado de Rondônia, vinculado ao ProfLetras/Unemat/Cáceres, cuja base teórico-metodológica sustenta-se na Análise de Discurso Materialista na relação com a Semântica da Enunciação e com a História das Ideias Linguísticas. Desestabilizando métodos de ensino conteudistas, promovemos um trabalho com o dicionário mobilizando o funcionamento da língua, a partir do verbete sujeito. Buscamos desenvolver atividades desfocando a imagem do dicionário como objeto de consulta, propondo uma leitura polêmica, colocando em evidência suas condições de produção, seu modo de organização, o dito em relação ao não-dito, bem como os efeitos de sentidos produzidos nos gestos de interpretação dos alunos.

Biografia do Autor

Maristela Cury Sarian, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em Letras - Tradutor (UNESP - São José do Rio Preto).

Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma Instituição.

Doutora em Linguística (UNICAMP - Campinas)

Professora da área de língua portuguesa.

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras Unemat Cáceres.

Ezilda Rosania Conceição Netto Beloni, UNEMAT - MT

Mestranda no programa de pós-graduação da UNEMAT

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Publicado

27-03-2023

Como Citar

Cury Sarian, M., & Netto Beloni, E. R. C. (2023). UMA PROPOSTA DISCURSIVA PARA O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Interfaces, 13(03), 205–220. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7293

Edição

Seção

Artigos