ELEIÇÕES PRESIDENCIAS DE 2018: UM ACONTECIMENTO DISCURSIVO

Autores

Palavras-chave:

Discurso. Memória. Mídia. Política.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um recorte de uma pesquisa mais ampla, que teve como objeto de investigação as eleições para presidente da República, realizadas no ano de 2018, no Brasil. Com o objetivo de indicar de que modo essas eleições configuraram-se como um acontecimento discursivo, analisamos publicações feitas no Twitter pelos candidatos e trechos de reportagens, que tratam de diferentes aspectos da disputa e foram veiculados na mídia digital. A análise dos dados foi feita com base no arcabouço teórico-analítico da Escola Francesa de Análise de Discurso. Os resultados indicam que as eleições presidenciais de 2018 podem ser caracterizadas como um acontecimento discursivo por dois motivos principais: i) inscrevem-se em uma rede de memória, que se vincula a acontecimentos que antecederam o pleito; e, ao mesmo tempo, ii) instauram um efeito de novidade.

Biografia do Autor

Beatriz Rocha de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGLing) - Análise de Discurso.

Edvania Gomes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), onde leciona na Graduação em Letras, no Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. 

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Publicado

31-05-2022

Como Citar

Oliveira, B. R. de, & Silva, E. G. da. (2022). ELEIÇÕES PRESIDENCIAS DE 2018: UM ACONTECIMENTO DISCURSIVO. Revista Interfaces, 13(01), 112–129. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7274

Edição

Seção

Artigos