A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS NA MINISSÉRIE WANDAVISION: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA

Autores

Palavras-chave:

WandaVision. Marvel. Semiótica. Enunciação. Sentido.

Resumo

WandaVision (2021) é uma minissérie original Disney+ do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) baseada nos personagens Wanda Maximoff e Visão. A história da minissérie se passa três semanas após os eventos de Vingadores: Ultimato (2019). Dentro da minissérie, Wanda e Visão são os protagonistas da própria série, vivendo em uma cidade chamada Westview e escondendo suas identidades reais. Por conta da complexidade da linguagem sincrética que caracteriza o audiovisual, o trabalho objetivou analisar como os recursos são empregados para a produção dos sentidos. Para esse estudo, fundamentado na semiótica greimasiana, foram analisadas as relações entre enunciador e enunciatário para a construção dos sentidos na minissérie. As análises revelam que, apesar de o enunciador ter preestabelecidas estratégias para a enunciação do UCM, em WandaVision algumas delas são alteradas, principalmente em relação ao tempo na série, que se mostra diferente das outras produções. Entretanto, o padrão de utilização de pistas e das cenas pós-créditos se mantém.

Biografia do Autor

Bruna Luquez Amaral, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Graduanda em Letras (português/inglês) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CJ). Integrante do GruPEL (Grupo Paranaense de Estudos do Léxico).

Fernando Moreno da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Pós-doutorado em Linguística pela UNESP (FAPESP/2012) e Pós-doutorado em Letras pela UFRGS (CNPq/Sênior/2020). Atualmente, professor associado da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), onde atua na graduação e no Mestrado Profissional em Letras. É editor da Revista Claraboia (ISSN 2357-9234) e líder do GruPEL-UENP (Grupo Paranaense de Estudos do Léxico).

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

Amaral, B. L., & Silva, F. M. da. (2023). A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS NA MINISSÉRIE WANDAVISION: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA. Revista Interfaces, 13(04), 33–47. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7272

Edição

Seção

Artigos