COM A PALAVRA, A PALAVRINHA

Autores

  • Vera Regina Martins e Silva Regina Martins e Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Rosiveth Aparecida do Espírito Santo Oliveira EMEB Nossa Senhora Aparecida

Palavras-chave:

Sufixos. Leitura. Diminutivo. Enunciação. Análise de Discurso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade desenvolvida em um projeto de intervenção, em sala de 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal em Cuiabá – MT. Tomamos como recorte o funcionamento do diminutivo na perspectiva discursiva e sua formação à luz da enunciação. Trata-se do ensino da gramática pelo funcionamento da língua e, não, a simples categorização das formas linguísticas; a gramática como instrumento de ensino de leitura para novos gestos de interpretação no espaço escolar. Tendo como foco  que a produção do sentido pela língua é uma prática social e que há um funcionamento no cotidiano da nossa língua, propusemos uma atividade sobre como se constitui o sentido das palavras, a partir de formativos que a gramática designa de sufixos (-inha, -inho, -ote), buscando compreender as relações linguísticas constitutivas da nominalidade, com vistas ao processo de formação intranominal que compreende a constituição das unidades nominais estabilizadas como unidades de significação na língua, em articulação com formantes.

Biografia do Autor

Vera Regina Martins e Silva Regina Martins e Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela
Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mestra e Doutora em Linguística pela Universidade
Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora aposentada da Faculdade de Educação e Letras –
FACEL - e professora credenciada no Programa de Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras
Unidade Cáceres – Câmpus Universitário de Cáceres Jane Vanini, Universidade do Estado de Mato
Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado – UNEMAT. Desenvolve trabalhos em Análise de Discurso e
História das Ideias Linguísticas, na relação com o ensino de Língua Portuguesa e Educação Especial.

Downloads

Publicado

27-03-2023

Como Citar

Martins e Silva, V. R. M. e S. R., & Oliveira, R. A. do E. S. (2023). COM A PALAVRA, A PALAVRINHA. Revista Interfaces, 13(03), 231–243. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7268

Edição

Seção

Artigos