POLITICAMENTE (IN)CORRETO GESTOS INTERPRETATIVOS INVESTIDOS PELOS SUJEITOS EM DUAS VERSÕES DA CANÇÃO POPULAR INFANTIL “O CRAVO E A ROSA”

Authors

Keywords:

Canção popular infantil. Análise do Discurso. Efeitos de sentido.

Abstract

Neste trabalho, filiado à Análise de Discurso de matriz francesa, objetivamos refletir acerca dos gestos interpretativos investidos pelos sujeitos-cantores/compositores de duas versões da canção infantil “O Cravo e a Rosa”. Desse modo, buscamos relacionar o sentido com o funcionamento da memória discursiva, a qual possibilita e fundamenta todo o dizer na sociedade e na história, sendo ela constitutiva da língua, em que se (re)produzem sentidos pela retomada de já-ditos. Ao lançar nosso gesto interpretativo sobre a versão de “O Cravo e a Rosa”, de Rubinho do Vale/Domínio Público e, também, sobre sua reescrita, desenvolvida por Isaque Folha, é possível explicitar que o sujeito-cantor da primeira versão se inscreve em uma formação discursiva (FD) patriarcal e posição-sujeito machista, que reproduz um discurso violento contra a mulher. Acerca do gesto de leitura investido pelo sujeito-cantor/compositor da releitura, em que ele retoma dizeres já-ditos, consideramos que ele acaba por reforçar o que já estava legitimado na versão original, sem alterar significativamente os sentidos já postos.

Author Biography

Neosane Schlemmer, Universidade federal de Santa Maria

Licenciada em Letras Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Mestre em Letras, com Ênfase em Estudos Linguísticos pela Uniersidade Federal de Santa Maria (2022) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Participante do projeto de pesquisa "Língua, Política e História" (GAP/CAL 046570), sob coordenação e orientação da Profª Drª Taís da Silva Martins. Possui interesse em pesquisa na área de Letras e Linguística, com ênfase em ensino de Língua Espanhola e Análise de Discurso (AD), de matriz francesa. Além disso, desenvolve estudos na área da AD, principalmente em relação a temárica da ressignificação de discursos e produção de sentidos de discursos em circulação nas redes. Sua dissertação de Mestrado obteve destaque pela importante contribuição teórica e analítica no campo dos estudos discursivos, sendo recomendada sua publicação. É Proficiente em Língua Espanhola (Certificação de Espanhol de validade internacional: CELU, Certificado de Espanhol: Língua e Uso). Tem formação no Curso Normal de Nível Médio (Magistério), pelo Colégio LHermitage Cristo Rei. Possui habilitação para trabalhar em Educação Infantil e Séries Iniciais, com Ênfase em Educação Especial.

Published

24-05-2023

How to Cite

Schlemmer, N. (2023). POLITICAMENTE (IN)CORRETO GESTOS INTERPRETATIVOS INVESTIDOS PELOS SUJEITOS EM DUAS VERSÕES DA CANÇÃO POPULAR INFANTIL “O CRAVO E A ROSA”. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 14(01), 256–265. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7267

Issue

Section

Artigos